MEMÓRIA DESCRITIVA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO:
AUTORA
Professora Joseli Aparecida dos Santos Fernandes, terceiro ano A
A busca de uma aprendizagem eficaz dentro do contexto sustentabilidade promove ações comportamentais nos quais, é retratado na educação ambiental, como um conjunto de conteúdo e prática orientado para a resolução de problemas no cotidiano do aluno, tornando-se ativo e responsável dentro e fora de sua comunidade (TRIVELATO; SILVA, 2011).
É por meio da EDUCAÇÃO AMBIENTAL que podemos transformar e melhorar nossos pensamentos, ações e práticas degradadoras do meio ambiente. Portanto, a construção de hortas de garrafas PET pelos alunos do 3° ano A, professora Joseli se apresentou como uma excelente ferramenta para gerar conhecimento, tornando-se um elemento capaz de desenvolver a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia. A atividade foi realizada com a parte teórica mostrando os temas envolvidos e com a parte prática sendo construída sobre a horta no PET. A experiência possibilitou aos alunos praticar uma maior conscientização sobre questões ambientais por meio da construção de suas próprias hortas de garrafas PET. Além disso, buscou-se que as iniciativas ultrapassassem o ambiente escolar e, principalmente, chegassem à residência dos alunos tornando o conhecimento acessível também para as famílias.
No primeiro momento os alunos realizaram pesquisas na internet com a palavra PET, BIODEGRADAVÉL, REUTILIZAR E RECICLAR. A partir desses conhecimentos os alunos assistiram vários vídeos aulas: como cuidar do Meio Ambiente, o que são materiais renováveis e recicláveis (Tetra Pak) e Grupo aRede. O vídeo teve a intenção de promover a educação ambiental de um modo mais didático, informativo e atrativo para cuidar do meio ambiente.
No Segundo momento a professora propos aos alunos uma atividade com o tema: “Pet na horta” que foi orientado e conduzido a construção de uma horta na garrafa pet, onde anteriormente os alunos já haviam reservado uma garrafa pet na escola, seguindo as orientações da professora os alunos foram desafiados com uma reflexão. Se você fosse fazer sua própria horta, o que plantaria? Por que? Seria uma horta bem diversificada?
A experiência possibilitou, uma maior conscientização sobre as questões ambientais, a partir da construção de suas próprias hortas de garrafa PET.
Em relação à construção das hortas, obteve-se um maior compromisso e comprometimento por parte das crianças em relação às práticas e conceitos ambientais. Os alunos perceberam ao final da atividade a importância da horta de garrafa PET e questionaram quais seriam as próximas atividades envolvendo educação ambiental, o que demonstraram grande interesse por parte dos alunos em relação à prática. Portanto, a atividade prática buscou a melhoria da conscientização ambiental por meio de iniciativas que ultrapassaram o ambiente escolar e, principalmente, tornando o conhecimento acessível também para as famílias e para a localidade que estão inseridas.
Portanto, a iniciativa em utilizar garrafas PET na construção da horta, mostrou ser uma medida eficiente no processo de reaproveitamento das mesmas, vindo somar com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, minimizando o descarte no solo, rios e nos lixões, assim, provocando menos impactos ambientais.
Os alunos aprenderam um modo novo de relação com a alimentação e o meio ambiente, despertando o interesse por serem beneficiados com algo que tenha sido produzido por eles , e no próprio ambiente escolar. Comentou a professora .
Professora Joseli Aparecida dos Santos Fernandes, terceiro ano A
A busca de uma aprendizagem eficaz dentro do contexto sustentabilidade promove ações comportamentais nos quais, é retratado na educação ambiental, como um conjunto de conteúdo e prática orientado para a resolução de problemas no cotidiano do aluno, tornando-se ativo e responsável dentro e fora de sua comunidade (TRIVELATO; SILVA, 2011).
É por meio da EDUCAÇÃO AMBIENTAL que podemos transformar e melhorar nossos pensamentos, ações e práticas degradadoras do meio ambiente. Portanto, a construção de hortas de garrafas PET pelos alunos do 3° ano A, professora Joseli se apresentou como uma excelente ferramenta para gerar conhecimento, tornando-se um elemento capaz de desenvolver a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia. A atividade foi realizada com a parte teórica mostrando os temas envolvidos e com a parte prática sendo construída sobre a horta no PET. A experiência possibilitou aos alunos praticar uma maior conscientização sobre questões ambientais por meio da construção de suas próprias hortas de garrafas PET. Além disso, buscou-se que as iniciativas ultrapassassem o ambiente escolar e, principalmente, chegassem à residência dos alunos tornando o conhecimento acessível também para as famílias.
No primeiro momento os alunos realizaram pesquisas na internet com a palavra PET, BIODEGRADAVÉL, REUTILIZAR E RECICLAR. A partir desses conhecimentos os alunos assistiram vários vídeos aulas: como cuidar do Meio Ambiente, o que são materiais renováveis e recicláveis (Tetra Pak) e Grupo aRede. O vídeo teve a intenção de promover a educação ambiental de um modo mais didático, informativo e atrativo para cuidar do meio ambiente.
No Segundo momento a professora propos aos alunos uma atividade com o tema: “Pet na horta” que foi orientado e conduzido a construção de uma horta na garrafa pet, onde anteriormente os alunos já haviam reservado uma garrafa pet na escola, seguindo as orientações da professora os alunos foram desafiados com uma reflexão. Se você fosse fazer sua própria horta, o que plantaria? Por que? Seria uma horta bem diversificada?
A experiência possibilitou, uma maior conscientização sobre as questões ambientais, a partir da construção de suas próprias hortas de garrafa PET.
Em relação à construção das hortas, obteve-se um maior compromisso e comprometimento por parte das crianças em relação às práticas e conceitos ambientais. Os alunos perceberam ao final da atividade a importância da horta de garrafa PET e questionaram quais seriam as próximas atividades envolvendo educação ambiental, o que demonstraram grande interesse por parte dos alunos em relação à prática. Portanto, a atividade prática buscou a melhoria da conscientização ambiental por meio de iniciativas que ultrapassaram o ambiente escolar e, principalmente, tornando o conhecimento acessível também para as famílias e para a localidade que estão inseridas.
Portanto, a iniciativa em utilizar garrafas PET na construção da horta, mostrou ser uma medida eficiente no processo de reaproveitamento das mesmas, vindo somar com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, minimizando o descarte no solo, rios e nos lixões, assim, provocando menos impactos ambientais.
Os alunos aprenderam um modo novo de relação com a alimentação e o meio ambiente, despertando o interesse por serem beneficiados com algo que tenha sido produzido por eles , e no próprio ambiente escolar. Comentou a professora .
Comentários
Postar um comentário